- País: Dinamarca
- Receita:Mexilhão em escabeche (sirva frio)
- Peixe: Mexilhão-vulgar (aquicultura do mar do Norte, Dinamarca)
Sobre o chefe
Christian Francesco Puglisi nasceu em Messina (Itália), em 1982. A família emigrou para a Dinamarca em 1990. Christian inscreveu-se na escola de hotelaria, tendo-se diplomado com distinção em 2004. Como cozinheiro aprendiz, trabalhou, entre outros, nos restaurantes Taillevent, em Paris, em 2005, e El Bulli, na Catalunha, em 2006.
Pouco depois, Christian torna-se subchefe do Noma, em Copenhaga, onde permanece durante dois anos e meio, até abrir o seu próprio restaurante, o Relæ, em 2010.
Logo a seguir à abertura do Relæ, em parceria com Kim Rossen, abre um restaurante mais pequeno, o Manfreds, mesmo em frente do primeiro, beneficiando assim da sinergia entre as duas cozinhas.
Em 2011, o Relæ recebe a distinção Bib Gourmand, do Guia Michelin, que, no ano seguinte, se transforma numa estrela. Durante três anos consecutivos, o restaurante fica entre os 100 finalistas do concurso dos 50 melhores restaurantes do mundo da San Pellegrino e, em 2015, entra para a lista no 45.º lugar. Simultaneamente, recebe o Prémio Restaurante Sustentável.
Em 2013, o Relæ obtém a mais elevada certificação biológica dinamarquesa, tornando-se o único restaurante com estrela Michelin do mundo com uma certificação desse tipo. Desde então, todos os restaurantes tentam seguir-lhe o exemplo.
A preocupação de Christian em conjugar gastronomia e práticas agrícolas sustentáveis valeu-lhe igualmente ser nomeado Cidadão do Ano pelo jornal dinamarquês Politiken.